VITAMINA D

A principal fonte de vitamina D no organismo humano é a sua formação na pele sob exposição aos raios ultravioletas. Todavia, a exposição solar não se tem mostrado suficiente para grande parcela da população e, somando ao fato de que os alimentos geralmente não fornecem níveis suficientes de vitamina D, as prevalências de deficiência desta vitamina são elevadas.

Sociedades médicas americanas como Institute of Medicine e a Endocrine Society definem como deficiência de vitamina D níveis sanguíneos abaixo de 20 ng/ml.

A vitamina D tem um papel essencial ao proporcionar absorção de cálcio na luz intestinal. E sua presença em níveis adequados é essencial para manutenção de boa saúde óssea e bons resultados do tratamento da osteoporose.

Estudos revelaram que a suplementação de vitamina D diminui o risco de quedas em 19%,o que tem relevância para mulheres com risco de fratura osteoporótica.

Estudos recentes demonstraram relação entre deficiência de vitamina D e esclerose múltipla, distúrbios do metabolismo dos carboidratos e distúrbios psicológicos.

A internacional Osteoporosis Foundation (IOF) informa que a necessidade diária de vitamina D para idosos é de 800 a 1.000 UI podendo chegar a 2.000 UI em pacientes com má-absorção intestinal.

A vitamina D tem papel fundamental na saúde óssea e tratamento da osteoporose.